Acontece desde segunda-feira, 23, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, a Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário. O encontro é realizado pelas POM em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM).
A iniciativa foi impulsionada pelo 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, realizado em julho de 2010. “Os seminaristas observaram, durante aquele Congresso, a necessidade dos formadores também ouvirem sobre a temática missionária no período formativo dos futuros padres. Foi mais um apoio para realizarmos esta formação”, comentou o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi.

A partir dos questionamentos, divididos em grupos, os padres avaliaram como está sendo a missionariedade nos institutos e seminários onde são formados os futuros presbíteros e o que é preciso melhorar e ser revisto.
De acordo com o reitor do Seminário diocesano de Ilhéus (BA), padre Marcos Alcântara, o propósito é levar para a realidade diocesana, no Seminário, as propostas do Documento de Aparecida para que os seminaristas não corram o risco de ficarem nas casas de formação isolados da dimensão missionária da Igreja. “Queremos trabalhar com nossos seminaristas a partir do Conselho Missionário do Seminário com ações concretas em nível de campanhas solidárias, oração, estudo”.
Para o reitor do Seminário Propedêutico de diocese de Campanha (MG), padre Carlos Henrique Machado de Paiva, a primeira coisa a ser feita é levar o testemunho do encontro para o ambiente do seminário e começar a valorizar mais a dimensão missionária em todos os âmbitos da Igreja. “Devemos levar o testemunho do encontro, reafirmar aos seminaristas que a Igreja é missionária na sua essência e que sem isso ela não vive”, apontou o formador.

Programação
As discussões desta quinta-feira, 26, serão coordenadas pelo diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti; e pelos três secretários das obras pontifícias: padre Sávio Corinaldesi, da Pontifícia União Missionária; padre André Luiz de Negreiros, Infância e Adolescência Missionária (IAM) e padre Marcelo Gualberto, Propagação da Fé e Juventude Missionária. Eles discorrerão sobre “Organograma Missionário da Igreja no Brasil: Pontifícias Obras Missionárias, Campanha Missionária, Dia Mundial das Missões, Mês das Missões”. A formação segue até sexta-feira, 27.
Nenhum comentário:
Postar um comentário