segunda-feira, 9 de maio de 2011

Especial: Equipe de Comunicação do SNSA conversa com o Pe. Josinaldo Pereira

DA REDAÇÃO

A Equipe de Comunicação do SNSA esteve em recente conversa com o Padre Josinal Pereira de Lima (Reitor do Seminário e Coordenador da Comissão Diocesana de Vocações e Ministérios da Diocese de Cajazeiras). Nesta entrevista o padre Josinaldo fala sobre o Ano do Animador Vocacional e sobre o Despertar Vocacional Misto que irá acontecer neste dia 14 de Maio no Seminário.

Equipe de Comunicação do SNSA– Qual o papel do animador vocacional? 
Pe. Josinaldo-Ser animador vocacional é também uma vocação. É uma pessoa que vive com alegria, que conseguiu dá sentido à existência, mediante cultivo da fé em Jesus Cristo e a sua Igreja. Este exerce um papel fundamental na Igreja devendo:
- Criar um clima e ambiente vocacional nas pessoas, famílias e na comunidade.
- Suscitar vocações: despertar nos membros do povo de Deus à vontade e a disposição
de estarem atentos aos chamados concretos de Cristo e da Igreja, em sua vida pessoal e na realidade eclesial.
- Discernir as vocações: ajudar a cada cristão a descobrir, em suas ânsias e tentativas de compromisso, as afinidades profundas do seu ser em relação com a função concreta no corpo da Igreja.
- Cultivar opções: orientar e acompanhar o cristão em seu compromisso concreto e histórico, para um maior descobrimento e crescimento vivencial que o leve à maturidade da opção da comunidade da Igreja, tanto na linha da santidade como na do ministério.

Equipe de Comunicação do SNSA – Fale-nos um pouco sobre o ano do animador vocacional.
Pe. Josinaldo-Este ano do animador vocacional é uma resposta aos apelos feitos pela Igreja, através do 3º Congresso Vocacional do Brasil, realizado no ano passado. Tem como objetivo fortalecer e consolidar o trabalho de animação vocacional, através da formação de animadores e da articulação das equipes do SAV (Serviço de Animação Vocacional) em todo o nosso regional Nordeste 2 e de modo particular em nossa Diocese.

Equipe de Comunicação do SNSA– De que forma os cristãos estão respondendo a vocação?
Pe. Josinaldo-Atualmente existe uma grande confusão na cabeça das pessoas em relação ao exercício da fé. O pluralismo religioso, o individualismo, a indiferença religiosa geram reações diferentes em cada pessoa. Assim encontramos cristãos que ainda não se definiram em relação à fé e a sua prática; outros vivem mudando de Igreja conforme as suas necessidades particulares ou conveniências. Por outro lado, cresce a necessidade de cristãos convictos e verdadeiramente identificados com a Igreja, como afirma o Documento de Aparecida, discípulos missionários. Por isso é urgente o trabalho da animação vocacional: ajudar os cristãos a encontrar o seu lugar na Igreja.

Equipe de Comunicação do SNSA–Convite para o despertar vocacional.
Pe. Josinaldo-Dia 14 de maio acontecerá em Cajazeiras o primeiro despertar vocacional deste ano. O tema refletido será: discípulos missionários a serviço da Palavra. O objetivo é ajudar os jovens a assumir uma vocação especifica na Igreja, seja como agente de pastoral ou um ministério consagrado ou ordenado. Para isso convidamos todos os jovens interessados em descobrir qual o chamado de Deus em suas vidas. Deus nos chama e nós na gratuidade e liberdade devemos dar a nossa resposta.    

Nenhum comentário: